24/01/2013

Saiba um pouco sobre os deliciosos chocolates!


Boa tarde, pessoal. O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos, etc.), mousses, sorvetes e outros doces.
Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana. Contudo, o mesmo não se aplica a diversos animais domésticos, para os quais pode chegar a ser tóxico.

Variedades:

Chocolate amargo: feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. É também chamado de "chocolate puro", pois além do cacau leva apenas açúcar.Neste caso existem as variações extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75%) e meio amargo (35 a 50%) É mais usado em confeitaria, com algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas.Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.

Chocolate ao leite (no Brasil) ou chocolate de leite (em Portugal): leva na sua confecção leite em pó ou leite condensado. A maior parte dos fabricantes europeus usam leite condensado, conforme escolha original de Peter e Nestlé, enquanto os produtores britânicos e americanos usam o leite em pó. Neste tipo os teores de cacau estão entre 30 e 40%.

Chocolate branco: feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Foi criado apenas no século XX. É o mais doce e de textura bem cremosa.
Meu preferido é chocolate ao leite e o de vocês?
Espero que tenham gostado, achei interessante trazer para vocês. Beijos

24 comentários:

  1. Legal essas curiosidades!

    Tá rolando mini game lá no blog valendo divulgação!
    Entra lá e confere:

    rascunhosdecaneta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Chocolate ao leite rsrs é uma delícia!!
    O amargo é muito... AMARGO! rsrs e o de Chocolate Branco é muito doce.. kkk
    Ótima postagem ^^

    Beijos. Luh
    MCW || MY CRAZY WORLD

    ResponderExcluir
  3. Chocolate ao Leite Õ/
    Fazendo brigadeiro agora graças a você *-* UHASUH'
    Adorei a postagem.
    Beijos

    #Crazy-HTML

    ResponderExcluir
  4. amo chocolate, principalmente o branco! <33
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O branco é super bom, aliás todos são muitoooo bons :)

      Excluir
  5. Amo chocolate principalmente ao leite!
    http://u-nlocked.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. I LOVE CHOCOLATEEEEEEE

    Chocolate com Morango

    que ve bizoia o nome do meu blog -q

    ResponderExcluir
  7. De qualquer forma chocolate é perfeito u.u
    Amore, quero sim continuar com a afiliação! Quando me colocar aqui, me avise para que eu coloque o MS lá! Beeijos!
    pqngarota.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito perfeito mesmo! haha. Ok, já coloquei você Vih!

      Excluir
  8. Eu amo o chocolate branco,pena ser o mais gorduroso.Mas como chocólatra de carteirinha como qualquer um que vier,amargo,ao leite,tanto faz,tudo é uma delícia rsrs!
    Fluffy land

    ResponderExcluir
  9. Prefiro chocolate ao leite ^-^ Mas pode vir qualquer um, que eu não me importo rsrsrs

    {euamohtml.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  10. Chocolate ao leite, é claro. Apesar de também não dispensar o meio amargo (já que nunca encontrei o amargo e nem o extra amargo). Também não deixo de fora o branco, mas o meu favorito continua sendo o ao leite, ai como sou indecisa. Quando se trata de chocolate prefiro comer tudo. O post ficou ótimo, super criativo. Nunca tinha me interessado em saber da história do chocolate. Bezzo, sarah
    http://svt-pistache.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu favorito também é o chocolate ao leite, mas gosto de todos :) . Obrigada linda!

      Excluir
  11. Amo chocolate branco,acho perfeito!

    Já estou seguindo pode retribuir?!

    http://cantinhodostutus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu vi que vc se escreveu em um concurso de divulgação entao tive a ideia de te mandar esse comentario.
    Quer ganhar divulgação no meu blog tbm? Fiz um post explicando bem como é. Vc pode ganhar de 1 á 2 meses de divulgação lá, e além de divulgação no meu blog, tbm na minha revista virtual. Entra lá e veja como faz para participar. Ficarei muito feliz com sua presença, obrigada e beijos

    cupcakeofchocolOi, eu vi que vc se escreveu em um concurso de divulgação entao tive a ideia de te mandar esse comentario.
    Quer ganhar divulgação no meu blog tbm? Fiz um post explicando bem como é. Vc pode ganhar de 1 á 2 meses de divulgação lá, e além de divulgação no meu blog, tbm na minha revista virtual. Entra lá e veja como faz para participar. Ficarei muito feliz com sua presença, obrigada e beijos

    cupcakeofchocolate.blogspotate.blogspot

    ResponderExcluir